33 semanas..cada vez mais redonda

Nesta fase, a criança começa a se posicionar para o parto, e normalmente fica de cabeça para baixo. No fim desta semana, seu bebê pode já ter 44cm (então a Marina vai ser uma girafa, porque ela tava com 36cm na 29ª semana) e pesar 2000g. Acontecem preparações para o bebê viver fora do útero, como o armazenamento de ferro em seu fígado. Paralelamente, ele continua com movimentos respiratórios como inspirar o líquido amniótico.
Por fim,seu bebê é um verdadeiro dorminhoco, porém não se engane: quando abre os olhinhos, ele presta atenção em tudo o que ocorre do lado de fora da barriga. (É muito legal quando a Marina responde aos estimulos externos. Quando quero que as pessoas vejam ela mexer, eu mexo um pouquinho na barriga e ela se revira toda incomodada. É um barato!)

Se for o seu primeiro filho, há mais chances de o bebê encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando seu colo do útero. (Isso acontece com cerca de metade das mães de primeira viagem).
Sua barriga chegou a 32 centímetros de altura. Grande assim, ela só poderia pressionar o seu estômago. Em conseqüência, o apetite pode diminuir e a azia deve ter aumentado muito (SIM ela aumentou). Para resolver esses incômodos, procure fracionar as refeições, comendo várias vezes ao dia e em pequenas quantidades. Se sentir dores fortes, contate imediatamente seu médico. Pode ser que seus pés e suas mãos comecem a inchar, principalmente no fim do dia. A retenção de líquidos, também chamada de edema, costuma piorar nos dias quentes. O surpreendente é que beber bastante líquido na verdade ajuda a amenizar o inchaço. Seu corpo -- e em especial os rins -- e seu bebê precisam de muito líquido, portanto beba bastante água.

Precaução
Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida. Deixe a mala do bebê e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência. Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebê. Deixe com alguém os telefones de pessoas que você queira que sejam avisadas do nascimento do seu filho.

Um comentário:

  1. Hoje fiz eco e a Alice vai ser grande que nem a Marina (que aliás, era a minha segunda opção de nome): está com 41 cm na 30 semana.

    Beijão e melhoras pro papai!

    ResponderExcluir

 
Sinceramente... © WeDesigned | Editado por Lu Boury